Receita de porco no rolete
Assar um simples pedaço de carne já é considerado por alguns uma tarefa árdua, imagine então assar um porco inteiro. Nas tradicionais festas do porco no rolete por esse Brasil afora é uma função exercida com muito carinho pelos churrasqueiros. Em Toledo, município localizado ao oeste do Paraná, anualmente a comunidade se mobiliza para realizar a festa nacional do porco no rolete.
Mas qual é a receita de prato tão delicioso? Aqui vai uma receita básica para quem estiver disposto a dedicar um tempo para assar o porco no rolete.
Instruções Coisas que você precisaMas qual é a receita de prato tão delicioso? Aqui vai uma receita básica para quem estiver disposto a dedicar um tempo para assar o porco no rolete.
- Espeto, churrasqueira grande.
- 1O porco não pode ultrapassar os 30 KG. Porco muito grande aumenta a dificuldade e demora muito para assar.
-2 quilos de lingüiça calabresa picada,
-2 quilos de bacon fatiado ou picado,
-4 quilos de carne moída,
-4 latas de milho verde,
-4 latas de ervilha,
-4 vidros de palmito,
-um quilo de farinha de rosca,
-duas latas de massa de tomate,
-um maço de louro,
-4 pimentões,
-cinco copos de vinho branco seco, de preferência que seja vinho de qualidade,
-uma dúzia de ovos,
-noz moscadas, pimenta do reino, alho, manjericão, orégano, sal e outras especiarias de acordo com seu gosto. - 2Dissolva um quilo de sal na água e um copo de vinho. Despeje essa mistura por todo o porco. Lado interno e externo deve ser temperado. Em um tanque ou uma caixa grande, misture meio quilo de sal a um copo de vinho e acrescentar um pouco de especiarias; cheiro verde, louro, noz-moscada... Coloque 5 litros de água e mergulhe o porco nessa mistura por doze horas.
Em fogo baixo frite o bacon e a lingüiça calabresa juntamente com cheiro verde. Depois acrescente a carne moída, o extrato de tomate, o palmito, o milho e a ervilha, salgando de acordo com seu gosto. Adicione a farinha de rosca para dar consistência ao recheio. Cozinhe os ovos e pique-os no molho. Salgue. Preencha toda a parte externa do porco com recheio e costure. Verifique se o barbante utilizado é resistente. Poderá fazer uma costura dupla. - 3Espete o porco em espetos resistente e retire a sobra de sal. Leve para assar numa churrasqueira com braseiro brando. Conforme o porco for pingando gordura o fogo vai aumentando. O couro do porco deve ser limpo sempre que apresentar excesso de gordura. Fure o couro com uma faca para a gordura sair. O porco deve sempre ser virado para a mesma direção
- é essencial furar o couro do porco durante o processo, pois poderá pegar fogo