Pernil a pururuca: confira receitas
Nada melhor como um bom churrasco no final de semana para reunir os amigos e a família para descontrair por algumas horas. Mas que tal deixar de servir só os assados tradicionais e surpreender dessa vez com algumas receitas que irão dar água na boca dos seus convidados? Confira receitas para preparar uma deliciosa carne de pernil assado à pururuca.
Dificuldade Fácil Instruções Coisas que você precisa
- Salsinha à gosto
- 1/5 de um copo de Vinagre
- 1 Pernil de Porco - inteiro e com pele
- 1 Cebola
- 2 Limões
- Cebolinha à gosto
- Sal à gosto
- 1 Cabeça de Alho
- Tempero pronto e completo
- Pimenta à gosto
- 1
Para quem não conhece o pernil à pururuca, aí vai uma breve explicação que lhe deixará com água na boca.
O pernil, caso você não saiba, é uma das carnes mais apreciadas no Brasil. É a coxa do porco, incrivelmente saborosa por ser de uma carne bem macia contornada de uma capa de gordura que é impossível de resistir. A melhor forma de preparar o pernil é assando ele inteiro, pois assim fica bem macio por dentro e crocante por fora.
Essa parte especifica do porco vem se tornando cada vez mais popular aqui no Brasil e também em outros países latinos. Aqui no Brasil, vem em muitos estados já substituindo o tradicional peru do natal, por ser bem mais fácil de preparar e bem mais em conta.
A diferença do simples pernil assado para o pernil à pururuca está no couro. O couro nesse caso é muito bem aproveitado, assado de uma maneira para que fique super crocante – quase como um torresmo recém preparado. É extremamente atraente, porque é bem crocante por fora e super macio por dentro. O sabor então? É indiscutível.
- 2
Agora que você conheceu um pouco do pernil à pururuca e ficou com água na boca, aprenda a preparar.
Comece preparando o tempero para a carne. Para que o tempero fique bem pastoso e com bastante sabor, você irá bater os ingrediente do tempero no liquidificador:
- Cebola – já picadinha;
- Alho – picado também;
- Vinagre;
- Suco dos limões;
- Tempero pronto;
- Pimenta, cebolinha, salsinha e o sal.
Com o auxílio de um pano de prato, você deverá coar esse tempero que preparou no liquidificador, separando o líquido que escorreu da parte pastosa que ficou no pano.
- 3
Pegue o pernil e, nas partes em que não houver couro, faça alguns furos ou cortes profundos na carne. A parte líquida do tempero, você irá espalhar pelos buracos ou cortes da carne, já a parte pastosa você irá passar pela capa de gordura, espalhando bem.
Publicidade
O pernil deverá ficar em repouso já temperado por 24 horas para que pegue bem o sabor.
- 4
Para assar, você deve cobrir a parte da gordura do pernil com papel alumínio e levar ou ao forno, ou a churrasqueira. A parte da capa de gordura e do papel alumínio deve ficar sempre para cima.
O tempo para assar é baseado no peso do pernil, é uma hora para cada quilo da carne. Se o pernil pesar seis quilos, por exemplo, levará seis horas para assar.
Nas primeiras horas a carne deve ser deixada em fogo baixo, para ficar bem macia. Quando estiver faltando uma hora para ficar pronto, retire o papel alumínio e aumente o fogo para a gordura fique crocante e a carne dourar.
Quando o pernil estiver douradinho e a gordura com cara de torresmo é porque está pronto para servir.